14.12.13

''Arrow'': O que a série ganha e o que a série perde ao entrar em um território até então desconhecido?

(Imagem: CW/Divulgação)

Uma das maiores preocupações dos criadores de ''Arrow'' desde o começo da série, era como criar e manter uma série sobre super-heróis, sem personagens com super poderes. E desde então, com muita competência, a série se mantém fiel a isso. Os personagens de ''Arrow'' são extremamente criveis, cheios de inseguranças, fortes personalidades e com e passados traumatizantes. Essa sempre foi a carga dramática que cada personagem carrega e que dão tom as histórias contadas aqui. Com o episódio que encerra as atividades da série em 2013, vimos ''Arrow'' entrar em um território desconhecido e perigoso. Ainda que extremamente válida e positiva, a introdução de Barry Allen que mais tarde virá a se tornar o Flash dos quadrinhos, mostra um lado que os produtores juraram de pé junto não abordar: os super poderes. E aí que mora o perigo, por que talvez a graça de ''Arrow'' estivesse ligada ao fato de que a série nunca se tornaria um ''Heroes'' ou ''Smallville'' da vida onde todos os personagens tem poderes e onde ninguém morre de fato, afinal em ambas essas séries sempre tinha algum personagem ressucitando de alguma forma. 

(Imagem: CW/Divulgação)
Nos episódios recentes do ''Arqueiro'' vimos o retorno do maior vilão da primeira temporada, o ''Arqueiro Negro'', Malcolm Merlyn. Ainda que a morte de Merlyn não tenha sido tão icônica quanto a de seu filho, o personagem havia sido dado como morto até determinado momento da segunda temporada. Acontece que Merlyn retorna em episódios recentes, causando assim a ira e o questionamento  de alguns fãs. Estaria ''Arrow'' virando um ''Smallville'' ou ''Heroes'' da vida? Será que a graça da série não se deve pelo fato de que aqueles personagens, que escalam muros e usam gorros na cabeça, poderiam facilmente ser eu, você ou qualquer pessoa que você conheça? 

Com a entrada de Barry Allen no contexto da segunda temporada (que serve como uma pequena introdução da série do Flash, que irá estrear em meados de 2014) as declarações que os produtores sempre deram a respeito da série entram em uma contradição, afinal, ''Arrow'' deixou de ser uma série ''sobre pessoas'' e se tornou/tornará uma série sobre pessoas com mega poderes? Quanto falta para termos algum personagem com o poder de controlar o tempo, bagunçando todo o curso da história? E o mais importante de tudo: o que a série ganha e o que a série perde ao entrar em um território até então desconhecido?

*Arrow retorna com episódios inéditos, a partir de 15 de Janeiro nos Estados Unidos.

0 Comments: