21.5.09

The Mentalist - 1x23 - Red John's Footsteps


Comentários do season finale de The Mentalist, com os spoilers!

O começo do episódio foi impactante, surreal. Pena que ele não conseguiu manter esse ritmo tão bom ao longo dos seus 43 minutinhos e uns quebrados de exibição. Após uma estréia cheia de altos, The Mentalist encerra sua temporada com um episódio pouco satisfátorio e interessante. Depois de tanto se especular em quem seria o impetuoso Red John só ficamos foi cada vez mais longe de ver esse segredo desvendado. Porquê se tinhamos algum jeito de descobrir alguma pista do cara, concerteza essa mesma se foi ao Jane matar o Xerife que era cúmplice dele.

Ficou obvio que teremos mais Red John na próxima temporada e eu me pergunto se isso será realmente interessante viu...Fica dificil dizer, não sei se foi uma boa jogada da produção do programa alongar essa história mais do quê ela deveria ser esticada. O quê veremos ano que vem? Jane e companhia solucionando mistérios semanais e de vez em quando alguma coisinha do RD ? Totalmente sem graça. Se a série fizesse como Dexter ou Verônica Mars, que a cada temporada criam (criavam) um novo mistério central que serve (servia) de plano de fundo para uma temporada toda, acho que seria bem mais bacana e daria mais certo.

Depois dessa nem sei se toda a audiência que a série teve nessa sua primeira temporada, se repetirá na próxima, acredito que muitos como eu também ''murxaram'' com esse final de temporada. O episódio foi bem arrastado, bem morno, bem mala, nem parecia um season finale. Disperdiçaram muito tempo nas cenas de investigação do caso das gemêas para resultar em nada. Tudo bem que se o Red John fosse mesmo o tal xerife, a série teria abusado e muito dos clichês dessas coisas de investigação (o mocinho sempre cai diretinho na armadilha do bandido, se é que me entendem) mas mesmo assim achei que o final não foi legal.

A única coisa boa disso tudo é ver que Simon Baker é mesmo o cara! Se você morre de rir das palhaçadas e maluquices dele durante toda a temporada, em um episódio como esse onde vimos que lá dentro ainda existe um Jane buscando vingança, ficamos totalmente tristes ao olhar o seu semblante. O cara é realmente a grande chave dessa série, sem comentários. Atuação impecável.

Podemos dizer que The Mentalist ficou devendo e muito em seu final de temporada. Só vou ficar chateado se esse mistério do RD levar temporadas e mais temporadas para ser desvendado. Parece que a série tá com medo de andar com as próprias pernas e precisa desse grande mistério em cima de RD para dar continuidade as suas histórias. Espero que na próxima temporada o foco seja de fato Patrick Jane e sua busca incansável por RD.
Caso contrário se a série for seguir a mesma linha da primeira temporada em mostrar casos semanais e de vez em nunca algum que mexa com Jane, a coisa ficará chatissima e exaustiva. Confesso estar com medo, mas irei dar o beneficio da dúvida para Patrick Jane e companhia.

-
Vocês notaram que na sala onde Jane não conseguiu entrar tinha alguém vendo tudo (provavelmente Red John) e mostra uma xicará de chá em cima de um livro....vermelho(!!)

-
A cega tem um caso com Red John então? Ela adora fazer chá e tomar chá também, repararam em como sempre davam um close quando Jane estava tomando chá na casa dela? Ah e ela é ruiva. Ruiva, red...rs, será que ela é Red John?!

-
''Lisboooooooooon'' e a cara de despero do Simon Baker me fazem mais feliz.

-
Quando eu vejo o desenho de Red John, sinto um frio na barriga. Sério.

-
Jane comendo mexerica. Até 2010!

5 Comments:

Thiago Paulo said...

Tenho vontade de ver essa série, me parece ser ótima, mesmo vc dizendo agora que o final da temporada foi morno. Quando ver te digo oque achei!

Abraço!

Unknown said...

Sinceramente eu gostei do season...Concordo que deveriam dar dicas sobre o RedJ. Mas acho que os focos das relações entre VanPelt/Risgby e Lisbon/Jane serão o ponto forte da segunda temporada. Os "misteriozinhos" que eles resolvem semanalmente é pra alongar a $$érie. Mas ainda não me cansou. Agora é esperar ate setembro. Um abraço

Anônimo said...

Olha gnt,eu sinceramenta adorei o season finale,so nao entendo porque tem gnt que insistem que o Red John,tem que ser pego,logo,vamos esperar acontecer, afinal a serie nao pode girar em torno dele,precisa de outras estorias tbm,e cotidiano da serie onde fica????The Mentalist e a serie ,do momento,vamos aguardar

Como Importar da China said...

O post foi uma bosta.. o episódio foi foda...

se não gosta do tema central da serie e quer que ela seja igual a outra serie por que assiste the mentalist?

fica somente com dexter e seja feliz...

o que deixa foda os episódios é a incrivel capacidade de Jane fazer leitura fria e etc... não os casos sendo resolvidos como em qualquer outro seriado...

Anônimo said...

Red John = Virgil Minelli OK?
Malz ai desanimar vocês iasuhdiaus :D