25.5.09

Glee - 1x01 - Pilot!


Espirituoso, divertido, cativante!

Não posso resumir esse episódio 'piloto' em outras palavras. Glee é totalmente digna de todos os comentários positivos que conquistou dos tabloídes americanos com apenas a exibição de um episódio. E olha que eu detesto comentar episódios pilotos porquê geralmente a série muda muito um ou dois episódios depois, mas Glee teve um 'pré-air' tão gostoso e cativante que me deixou com total segurança para eu vir aqui e rasgar seda para a série.

É claro que comparações são inevitáveis. Já li vários comentários de gente que não viu a série (e mesmo assim se acha no direito de comentar) e diz que ela é apenas um HSM da tv, o quê é um comentário completamente equivocado sobre a série. Glee é bem mais adulta e espirituosa que a franquia chatinha de filmes da Disney. Não sei se foi apenas eu, mas a edição rápida e a narração de vários personagens durante o episódio me lembrou e muito o filme de Alexander Payne, Election de 1999 que é estrelado por Reese Witherspoon.

O ponto alto da série é realmente a interação do elenco que é muito bacana e o roteiro que é bem leve e preciso. Não acontece enrolações nesse 'pré-air' (muitos até reclamaram do ritmo acelerado com que as coisas foram acontecendo) tudo é muito direto e muito bem aproveitado. Os 43 minutos e pouco que o episódio se faz presente, te prende toda a atenção, sem você notar ao menos que o tempo passa.

A linguagem atual da série e as narrações pop são muito boas também. Logo nesse 'piloto' tivemos várias frases divertidas como a de Mercedes durante o coral que se sente deixada de canto na hora da apresentação e solta ''Eu sou a Beyoncé, e não a Kelly Rowland'' em uma das cenas mais engraçadas do episódio.

Além de os atores cantarem muito bem, a trilha sonora parece ter sido escolhida a dedo. A apresentação da outra banda cantando 'Rehab' foi incrivel e bem feita. Don't stop believing ficou muito bem adaptada na voz do grupo e agradou muito. Andei lendo que nos próximos episódios irá até rolar Queen, o quê eu achei fantástico. Fiquei curioso.

Contudo, acho que Glee tem muito potencial para se tornar uma série de sucesso. A Fox sempre faz bonito ao produzir séries adolescentes e com Glee não foi diferente. Algumas pessoas ainda reclamam dos clichês e dos esteriótipos dos personagens, ora...eu não acredito em uma série/filme teen sem clichês e sem personagens esteriotipados, faz parte do contexto de uma produção adolescente e se isso for usado de maneira inteligente não fica feio ou mal feito, como é o caso de Glee. Espero que a série mande muito bem quando a temporada começar e conquiste muitos série-maniacos.

Se você ta aí cheio de preconceitos e restrições em relação á Glee, eu sugiro que os esqueça e se deixe levar por essa série que promete ser uma das melhores do ano.

---
Para os que não sabem, a música Don't Stop Believing é um dos maiores sucesso da banda Journey que bombou e muito nos anos 80. Famosa por emplacas baladas, essa música que vocês ouviram no episódio piloto de Glee foi um dos maiores sucesso dos caras. Aos curiosos, deixo a versão original da música com os Journey's aqui.

8 Comments:

Gabriel said...

Muito bom né ?!
Você realmente resumiu em uma frase tudo que a série é : espirituosa, divertida e cativante!
Eu adorei a Rachel (ela me lembra mt a Taylor, a personagem que me conquistou até demais em OC xD)
Mas o melhor mesmo, é a interação de todo mundo...A cantoria do grupo em geral é belíssima...
Promete ser A série da temporada ! ;)

***

Eu baixei a versão da série de Don't Stop Believin...Não gostei da do Journey kkkk

Abraços!

Anônimo said...

gostei da dica!
mas aonde a gente pode baixar?!


ps: parabens pelo blog.

Amanda "Mandy" Beatriz said...

Simplesmente fantástico esse episódio!Causou o efeito que há muito tempo nenhuma série teen me causava.
A cena da apresentação de Rehab foi simplesmente incrivel!E o final com Don't stop believing não poderia ser melhor.
Tá aí mais uma série q me deixou angustiada pela fall season...

Bjuu

Thiago said...

ótima, ótima, ótima. Glee é demais.

Emanuel said...

Uau! Espetacular! Querer comparar Glee com HSM é de muito mal gosto. O entrosamento dos personagens e a pitada de humor negro na série achei essencial. Ahh e a versão de Rehab ficou tão legal!

Sundfeld815 said...

Realmente, Glee é digna.
Como disse o amigo ai em cima, comparar com HSM é realmente não muito mal gosto, mais muita falta de cérebro. Todos os personagens são ótimos, tudo é ótimo, foi foda d+ *-*. Agora até novembro u_u

Ed Cavalcante (POST SÉRIES) said...

Dei uma conferida no piloto e gostei bastante. Espero que os episódios seguintes mantenham esse bom nível!

Mary Barros said...

Gostei mto de seu review...Me senti revigorada após assistir o piloto! Fantástico!

Se quiser, escrevo reviews sobre a série num portal.

http://portal-series.com/glee-101-pilot/

XOXO